O poder do Google na atração de clientes e a importância de estar nas primeiras posições.


Quando você precisa de algum produto ou tem alguma dúvida sobre qualquer coisa, onde você vai buscar a resposta? Se respondeu Google, acertou. 

Então os tempos mudaram e os mecanismos de buscas estão sempre a nossa disposição. O Google é o mecanismo de busca mais usado no mundo. Sendo assim o fato é que muitas empresas não estão preparadas para aparecer na primeira página do Google. 

 
Porque isto acontece? 1- Por falta de informação, ou 2- dificuldade de entender que o hábito do consumidor mudou. Talvez os dois casos, mas o fato é que se o seu site não estiver alinhado dentro dos parâmetro exigidos pelos mecanismos de busca ele com certeza não vai aparecer na primeira página. Mais de 80% das pessoas não chegam a visitar a segunda página de busca e pior ainda  quase 60% dos cliques são feitos nos três primeiros resultados. Mas muitos empresários tornam-se reféns de links patrocinados e precisam estar pagando cada vez mais caro para aparecer no topo. 

A pergunta é: como posso ficar bem posicionado sem investir em links patrocinados. A resposta é: Melhore a estrutura do seu site/blog utilizando técnicas de SEO ( Search Engine Optmization). Otimize seu site/blog para que ele seja encontrado de forma orgânica aparecendo logo abaixo dos anúncios pagos. E como conseguir esta façanha? Para entender isso temos que saber que a missão do Google é levar aos seus usuários uma boa experiência ou seja disponibilizar para eles rapidamente a solução para o seu problema. Mas as regras do Google mudam frequentemente pois algumas empresas tentam driblar os mecanismos de busca e isto é como uma briga de gato e rato (nunca tem fim). Mas um ponto fundamental para sua empresa estar bem posicionada é produzir conteúdo relevante,  seja aquele que realmente vai apresentar uma solução para um determinado problema.
Este posicionamento vai melhorando a medida que seu site/blog ganhem mais acessos, pois isto mostra para o google que as pessoas voltam ao seu site pois ali elas estão encontrando remédio para suas dores. Um detalhe que pesa bastante hoje para os mecanismos de busca é a responsividade do seu site. Traduzindo: aquele que se adequa a tela do celular, computador tablet etc. pois na atualidade mais de 75% das pessoas no Brasil acessam a internet via celular. Então para o Google é importante que as pessoas consigam ler as informações sem arrastar o site lateralmente, e unicamente deslocar o site na posição vertical. O ponto é que a otimização para buscadores deixou de ser uma técnica específica para cada vez mais envolver o marketing digital como um todo. 


Conteúdo mídias sociais, campanhas de links patrocinados,  facebook ADS e e-mail marketing, tudo conta direta e indiretamente para ficar bem posicionado. Apenas o conteúdo dos itens citado acima tem impacto direto nos resultados orgânicos. Mas quando falamos nas outras estratégias ou iniciativas, precisamos entender que todas visam expor mais a sua marca e produtos/serviços. A lógica é simples não importa como, mas se você trouxer mais pessoas para a sua loja e eles gostarem dos seus produtos eles vão indicar para seus amigos e familiares. Consequentemente estas pessoas impactadas utilizarão a pesquisa do google para encontrar você novamente e isto irá aumentar os seus resultados oriundos da busca orgânica. Tudo está conectado e as estratégias de SEO não trabalham sozinhas a muito tempo.
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Cláudio Roberto Silveira
Administrador de Empresas
Especialista em Marketing - Dorcas Marketing Digital

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